terça-feira, 19 de julho de 2011

Do porquê Joanne é bilionária

ou "O primeiro e, provavelmente, último post sobre o menino que sobreviveu" (SEM SPOILERS)

Trilha sonora para acompanhar a leitura do post:




Na verdade, eu não pretendia escrever um post sobre o assunto. Eu deixaria passar em branco, sem mencionar nada a respeito, como se não fosse importante. Mas é. E muito.

 "O Sr. e a Sra. Dusley, da rua dos Alfeneiros, nº 4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado. Eram as últimas pessoas no mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha ou misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com esse tipo de bobagem." (Primeiro parágrafo de "Harry Potter e a Pedra Filosofal")

A imagem dispensa descrições, certo? Para os menos familiarizados, esse é o primeiro livro da série. Em um dia qualquer de um ano que - infelizmente - não me lembro (2000, acho), essa capa começou a se infiltrar nas (poucas) livrarias da minha cidade e vários exemplares eram exibidos na vitrine. Até aí, não havia me atraído muito. Mesmo porque, vamos combinar, essa capa é muito mais sugestiva e instigante depois que você lê o livro (em especial o detalhe do Fofo ao fundo). Então, por mim, mesmo já gostando muito de ler na época (então, não, eu não aprendi a gostar de ler com Harry Potter), não faria tanta questão de tê-lo... até que eu o ganhei: era exatamente igual esse da imagem, o título ainda sem a estilização dos exemplares pós-adaptação-para-o-cinema. O curioso é que os primeiros capítulos do livro são longos e com referências que você só vai entender muitas páginas (ou livros!) pra frente! Muita gente deve ter desistido logo no começo, mas tanta gente persistiu - graças à habilidade de escrita da autora - que Harry Potter se tornou um marco literário. Não é a toa que, ao fim do primeiro livro, fiquei ansiosíssimo pelo segundo, e qual não foi a minha supresa ao ver, algum tempo depois, que ele seria adaptado para o cinema! Vejam, o primeiro livro custou uns R$20, mas os outros, como o 5º e o 7º, custaram, cada um, em torno de R$65 (mais os três livros extras); isso sem contar os ingressos para os filmes. Contudo, mesmo isso posto, afirmo com segurança: valeu cada centavo.

Por quê? Bom, um dia eu li que a razão de tamanho sucesso era pela história abordar vários temas comuns, como conflitos familiares, sexo, drogas, romance, vida escolar, esportes, lutas etc etc. Acho que eu concordo em parte, porém não pode ser apenas esse o motivo. Acho que a magnificência da saga está menos em tratar de temas recorrentes e mais na fantasia, no fantástico: ou, o que é mais provável, na junção dos dois aspectos. Decerto fazem séculos que livros sobre magia e bruxaria são escritos, mas acabou que Harry Potter vingou como nenhum outro. Arrisco supor que se fosse apenas um livro, não faria tanto rebuliço; contudo, a série dos sete foi marcada por uma genial gradação do tom adulto da obra, incluindo a linguagem, acompanhando também o crescimento dos leitores. Confesso que eu reclamei bastante sobre o hiato entre um livro e outro (como o 5º, que levou anos para ser publicado), mas, agora, olhando pra trás, acho que eles todos saíram no tempo certo... ao menos para os que conviveram com Hogwarts durante a adolescência.

Eis que dia 21/07/2007, a história chegou, em definitivo, ao fim. Os que tinham condições, adquiriram sua versão em inglês mesmo; os mais saudosistas, aguardaram até novembro pela versão oficial em português; e eu... bem, eu li, poucos dias depois do lançamento em inglês, uma versão traduzida às pressas por fãs (tradução muito bem feita, diga-se de passagem) e disponibilizada na internet (para quem não se lembra, na época, houve uma verdadeira agitação, pois alguém pegou o livro de uma livraria e o scanneou antes do dia 21). Ali se encerrou toda a trama, com todos os maiores mistérios suficientemente bem esclarecidos (ao contrário, digamos, de Lost hehe); aqui cabe um adendo curioso: ainda que a história se passe em um mundo mágico, onde tudo é possível de acontecer, J. K. Rowling não se utiliza disso para justificar tudo com "magia" - não, ela cria um mundo bastante verossímil, em que também há limites (não se pode, por exemplo, consertar varinhas quebradas, ressucitar os mortos ou se tornar imortal facilmente). O que me impressionou muito também são os pequenos detalhes que foram criados em vários livros anteriores e serviram para desvendar mistérios no último. Essa é uma dificuldade comum em coletâneas que vão sendo escritas uma a uma e vão sendo publicadas: se, no terceiro livro, você percebe que deveria ter deixado uma pista no primeiro, não há mais volta. E, olha, sinceramente, se faltou algo para a autora acrescentar em algum dos livros necessário para o desfecho final, ela não deixou transparecer em nenhum momento. O sentimento é que toda a história já estava estruturada na cabeça dela, nos mínimos detalhes (quando, ao que tudo indica, apenas o epílogo já estava escrito desde o começo), porque, no fim, tudo se encaixou.

Agora, 4 anos depois do lançamento do último livro, o último filme é exibido para o mundo. Muitos não entendem a declaração de que "agora sim, acabou", mas, de fato, agora sim, não há mais continuação (sim, eu estou ignorando o PotterMore). É verdade, todos os fãs já sabiam o final do filme (bem como praticamente todo o roteiro), porém, entendam, é diferente quando você vê a cena perante seus olhos e não apenas na imaginação; ou não é diferente ler o romance do Mario Puzo e assistir o filme do Francis Ford Coppola? Pela última vez, tivemos a chance de vislumbrar aquele castelo quase irreal e um espetáculo de feitiços e magias que a maioria de nós não tem a esperança de ver fora da tela. Ainda mais com efeitos especiais quase impecáveis!

Enfim, só nos resta mesmo agradecer à Joanne, pois, afinal, nós lhe demos fortuna, mas o que ela nos deu foi todo um mundo extaordinário; um mundo sem restrição de idade e que estará lá para quando quisermos revisitá-lo.


"A grande cobra se desenrolou depressa e escorregou pelo chão - as pessoas no alojamento dos répteis gritaram e começaram a correr para as saídas. Quando a cobra passou rápido por ele, Harry poderia jurar que uma voz baixa e sibilante tinha dito: 'Brasil, aqui vou eu... Obrigada, amigo.'"
- trecho de "Harry Potter e a Pedra Filosofal"


"Words are, in my not so humble opinion, our most inexhaustible source of magic, capable of both inflicting injury and remedying it"
- Alvo Dumbledore (filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte")




Créditos da imagem: Google Images.

2 comentários:

  1. De fato, vamos revisitá-lo sempre que nos esqueçamos de como era bom ser criança!

    ResponderExcluir
  2. Esse não dá pra comentar, porque nunca assisti =(

    vou ali sofrer bullying num cantinho e ja volto..

    ResponderExcluir